Os principais modelos atômicos

 

Os principais modelos atômicos: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr


Se liga parada!

Zuluzera na área e se derrubar é penalidade máxima!

Fofídeo, um modelo é uma representação simplificada de algo que nos ajuda a entender o funcionamento de alguma coisa. Os cientistas usaram modelos para compreender como os átomos são feitos, seu funcionamento e seu comportamento. Vamos falar sobre os quatro modelos atômicos mais importantes, para o conteúdo escolar: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.

 

Modelo Atômico de Dalton:

John Dalton foi um cientista que viveu há muito tempo. Ele acreditava que os átomos eram as menores partes de todas as coisas e que todos os átomos de um elemento eram iguais. Suas conclusões foram obtidas a partir de experimentos, o que é esperado nas ciências experimentais. Dalton imaginou que os átomos eram como pequenas bolas sólidas e indivisíveis, como bolinhas de gude, daí o apelido para seu modelo, o da bola de bilhar.

 

Modelo Atômico de Thomson:

Apesar da revolução causada pelo modelo de Dalton, ele não conseguia explicar outros fenômenos observáveis com seu modelo. Para explicar as novas questões que surgiram, veio um cientista chamado J.J. Thomson. Ele descobriu que os átomos não eram tão sólidos quanto se pensava. Thomson, a partir do experimento dos tubos de raios catódicos, repensou o átomo. Ele descobriu que os átomos tinham partículas menores chamadas elétrons. Thomson imaginou os átomos como um pudim de passas, onde os elétrons (as passas) estavam espalhados por uma massa positiva (o pudim).

 

Modelo Atômico de Rutherford:

Como esperado, o modelo de Thomson apresentava sus limitações. Ernest Rutherford, outro grande cientista envolvido nos estudos da atomística, fez uma descoberta muito importante. Em seu experimento do bombardeamento da folha de ouro com partículas alfa Rutherford disparou partículas muito pequenas chamadas de partículas alfa em uma folha de ouro. Ele esperava que as partículas alfa passassem diretamente pela folha ou desviassem um pouco. Mas, para sua surpresa, algumas partículas alfa voltaram na direção oposta! Rutherford concluiu que os átomos têm um núcleo pequeno e denso no centro, onde a maior parte da massa está concentrada, e os elétrons orbitam ao redor do núcleo como planetas ao redor do sol.

Modelo Atômico de Bohr:

Niels Bohr, um cientista dinamarquês que trabalhou com Rutherford, desenvolveu um novo modelo, o modelo de Bohr. Ele explicou como os elétrons se movem ao redor do núcleo do átomo. Bohr descobriu que os elétrons se movem em camadas ou órbitas específicas ao redor do núcleo e que cada camada tem um número máximo de elétrons. Ele comparou essas camadas a diferentes andares de um prédio. Quando os elétrons saltam de uma camada para outra, eles absorvem ou liberam energia na forma de luz.

 

Esses são os principais modelos atômicos: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Cada cientista fez descobertas importantes que nos ajudaram a entender melhor os átomos. É incrível como a ciência evoluiu ao longo do tempo, permitindo-nos descobrir mais sobre as coisas ao nosso redor. Lembre-se de que os cientistas continuam pesquisando e descobrindo coisas novas sobre os átomos e outras partículas minúsculas. Quem sabe o que mais vamos aprender no futuro?

Mais uma coisa Fofídeo, o que te impede de ser um grande cientista, eternizado na história da nossa civilização?

Comenta aí por favor, gostaria muito de saber!

Comentários

Postagens mais visitadas